Várzea Alegre

Pesquisa aponta confiança na gestão de Flavinho e consolida Zé Helder como principal liderança em Várzea Alegre

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Inteligência de Dados (IID) revela o cenário político de Várzea Alegre em 2025, destacando a confiança da população na gestão do prefeito Flavinho (MDB) e do vice-prefeito Antônio Neto (PSD), além de consolidar o ex-prefeito Zé Helder como a principal liderança do município.

Confiança na gestão de Flavinho

De acordo com os dados, 72,3% dos entrevistados afirmaram confiar na gestão de Flavinho e Antônio Neto, enquanto 42,6% acreditam que o governo será “ótimo” e 26,2% o avaliam como “bom”.

A pesquisa também indica que a saúde é o principal desafio a ser enfrentado, apontada por 64,9% dos participantes como o maior problema da cidade. Nos bairros, a principal demanda é por melhorias nos postos de saúde, citados por 47,5% dos entrevistados.

Zé Helder mantém liderança política

O ex-prefeito Zé Helder segue como a figura política mais influente de Várzea Alegre. Quando questionados de forma espontânea, 53,5% dos entrevistados o indicaram como a maior liderança do município, percentual que sobe para 56,9% na resposta estimulada. Além disso, seu quarto mandato foi aprovado por 78,2% da população.

A pesquisa também projeta um cenário positivo para Zé Helder nas eleições de 2026, caso decida disputar uma vaga como deputado. Cerca de 79,7% dos eleitores manifestaram intenção de votar nele, sendo 53,5% com certeza e 26,2% como possibilidade.

Principais desafios e oportunidades

A pesquisa revelou que a saúde, educação e infraestrutura são as áreas prioritárias para a população. O levantamento indica que a nova gestão tem pela frente o desafio de atender às demandas dos bairros por postos de saúde, escolas, creches e saneamento básico.

Conclusão

Os resultados reforçam a confiança da população na continuidade do grupo político liderado por Zé Helder, ao mesmo tempo em que sinalizam áreas estratégicas para a administração de Flavinho conquistar ainda mais aprovação. A união entre o ex-prefeito e o atual gestor promete ser um diferencial para fortalecer as lideranças no município e preparar terreno para os próximos desafios políticos.

A pesquisa realizada pelo Instituto Inteligência de Dados (IID) ouviu 380 entrevistados, entre os dias 8 e 9 de janeiro de 2025 e tem margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

(Com informações do Instituto Inteligência de Dados – IID)

Foto Pedro Hiarley