Pix falso: CDL alerta comerciantes para golpe do comprovante
A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Várzea Alegre informou no sábado, 25, que recebeu diversas denúncias de vários lojistas associados sobre o envio de comprovantes falsos de transações via Pix.
Em uma publicação, a CDL informou que esses comprovantes estão sendo usados para enganar comerciantes simulando pagamentos que na verdade não foram realizados.
O órgão pediu atenção redobrada dos lojistas ao verificarem os comprovantes de pagamentos recebidos e trouxe quatro dicas importantes para evitar o golpe.
As dicas:
- Não teve confirmação instantânea: a falta de confirmação imediata do pagamento do PIX pode ser um sinal que comprova o golpe;
- Falha do sistema: a pessoa afirmou que a tela travou e que não pode mais mandar outro comprovante? Então pode ser que realmente seja um comprovante de PIX falso;
- Dados errados no comprovante: você percebe que tem informações da transação PIX erradas, como data e hora que o PIX supostamente foi feito? Este é um sinal negativo. O PIX acontece de forma instantânea, então se o comprovante não estiver registrando os minutos e até os segundos da forma correta, pode ser que ele seja uma tentativa de golpe do PIX falso;
- A imagem do comprovante está estranha: se existem sinais de edição da imagem do comprovante, como fontes e letras diferentes, cores, imagem com qualidade ruim, erros de português, erro no nome do banco, logotipo do banco distorcido, etc., pode ser sim que você recebeu um comprovante de PIX falso.
Pix
Criado pelo Banco Central (BC), em 2020, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro, em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
foto divulgação