Várzea Alegre

Polícia Ambiental prende homem e apreende 31 aves e uma arma de fogo no bairro Varjota

A Polícia Militar Ambiental da cidade de Juazeiro do Norte prendeu um homem e apreendeu 31 aves da fauna silvestre e ainda uma arma de fogo, em uma residência na cidade de Várzea Alegre.

A informação é da Agência Cariri Ceará, e confirmada pela reportagem do Várzea Alegre Agora.com por meio de relatório da polícia.

A ação ocorreu por volta das 12h30min da terça-feira, 15, feriado da Proclamação da República, após denúncia anônima recebida pela polícia ambiental, na rua Maria Augusto de Lima, no bairro Varjota. 

Um homem de nome Francisco Prudêncio, conhecido também por “Chico de Veio”, é acusado de criar ilegalmente 28 marrecas e três espécies de jacus. Além de armazenar uma espingarda calibre 36, com 16 cartuchos, sendo 11 intactos e cinco deflagrados, em sua residência.

Diante da situação, o suspeito e o material foram conduzidos para a Delegacia Regional de Iguatu, onde foi realizado um inquérito. As aves foram encaminhadas para a ONG BiodiverSe, onde passará por uma triagem e em seguida devolvida a natureza.

Vale destacar que a criação de animais silvestres sem autorização ambiental é crime e está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais.

foto divulgação - Polícia Militar Ambiental