Polícia Civil prende 11 por crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Ceará
Ação da Polícia Civil do Ceará resultou na prisão de 11 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. As prisões foram realizadas em nove bairros de Fortaleza. As informações são do jornalista Fernando Ribeiro.
Foram cumpridos onze mandados pelos crimes de exploração e estupro de vulnerável, sendo quatro de prisão preventiva e sete por sentença condenatória. Ao todo, foram capturados nove homens e duas mulheres com idades entre 24 e 78 anos. Entre eles um casal.
As prisões aconteceram nos Bairros Aerolândia, Álvaro Weyne, Conjunto Prefeito José Walter, Genibaú, João XXIII, Parreão, Pici, Rodolfo Teófilo e Vila Velha e contou com a participação de 22 policiais civis.
A Polícia Civil do Estado do Ceará lançou, na última sexta-feira (17), a campanha “Abuso sexual não é brincadeira”, que traz um guia explicativo sobre como proceder em casos de crimes do tipo contra crianças e adolescentes.
Rena Gomes (DPGV), Marcos Rattacaso (PCCE) e Aline Moreira (Dececa) falaram sobre a operação em coletiva de imprensa nesta segunda, 20 (Foto: Reprodução/Governo Estadual do Ceará)
A delegada Aline Moreira, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente (Dceca), informou que o material serve como um guia explicativo voltado para o público adulto. Ainda segundo a delegada, o adulto recebe a primeira informação da vítima e em muitos casos acaba expondo-a por não ter conhecimento de como proceder.
“O adulto deve ter o conhecimento que está ali para proteger a criança. Em muitas vezes, ele prejudica a vítima quando a expõe, divulga o caso em redes sociais ou conta algo pela rua. Isso piora ainda mais a violência sofrida”, explica.
O guia tem a finalidade de orientar tanto os profissionais quanto o adulto que recebe a notícia.
Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br