Várzea Alegre

Por meio de Portaria Interministerial justiça proíbe pesca de certas espécies de peixes

Estamos no período do inverno, tempo de cheias, se assim boas chuvas forem registradas na região. Nesse período destaca-se a cultura pesqueira, em riachos e açudes. Esse também é o tempo da desova de algumas espécie de peixes e atenção para essa parte, é crime a captura de alguns.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre, recebeu no início do ano a Portaria Interministerial Nº 78, de 29 de dezembro de 2017, que evita a pesca de certas espécies de peixes de águas continentais da região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental. O decreto diz que peixes como Curimatá Comum (Prochilodus brevis), Mandi (Pimelodus spp.) e Piau Verdadeiro (Leoporius spp.), ficam protegidos da portaria e não devem ser capturados no período de 1º de janeiro a 1º de abril.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e a Polícia Ambiental estarão fazendo fiscalizações em reservatórios. O Secretário J. Marcílio, recomenda ao atendimento dessa medida, que ao não cumprimento poderá gerar multas e até prisão.