Várzea Alegre

Prefeito repudia atos antidemocráticos em Brasília

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, MDB, repudiou os atos antidemocráticos em Brasília\DF, na manhã desta segunda-feira, 9 de janeiro.

As manifestações de golpistas iniciaram na tarde do domingo, 8, à sede dos três poderes.

“Manifesto veementemente repúdio aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, neste domingo, 08, que atentam contra a Democracia”, disse.

O prefeito ainda disse que uma nação soberana se faz com respeito à Constituição, aos poderes constituídos e a soberania do povo.

“O diálogo é a porta do entendimento. Que Deus abençoe e ilumine a nação brasileira”, finalizou.

Nas ações dos golpistas neste domingo, conforme o G1, dentro do Congresso, salões da Câmara e do Senado foram depredados. O plenário do Senado foi invadido e vandalizado.

Na sequência, STF e Palácio do Planalto, que ficam na Praça dos Três Poderes, também foram invadidos.

No STF, os terroristas destruíram tudo o que viram no plenário, onde os ministros fazem os julgamentos. A porta de um armário do ministro Alexandre de Moraes foi arrancada. Até comida eles roubaram. Os terroristas retiraram poltronas, molharam e rasgaram documentos. Todos os vidros da fachada do prédio foram quebrados.

No Planalto, gabinetes foram invadidos e vandalizados, incluindo o da primeira-dama, Janja da Silva. Móveis, TVs, computadores e itens de decoração foram quebrados. A tela “As Mulatas”, do pintor Di Cavalcanti, foi esfaqueada.

O gabinete de Lula tem uma porta com blindagem reforçada e não foi invadido. Vândalos destruíram a galeria de fotos dos ex-presidentes. Armas e munições de seguranças da presidência foram roubadas.

A TV Globo apurou que cerca de 1.200 pessoas foram detidas.

Foto: Fábio Oliveira