Várzea Alegre

Prefeitura entregou à população do Riacho Verde nova UBS, casas do PNHR e passagem molhada

O Governo de Várzea Alegre, inaugurou no Riacho Verde, na vila da comunidade, na noite desta quarta-feira, 31 de julho, a UBS – Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes da Silva, a passagem molhada do sítio Alto Santa Isabel e oito casas do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.

O prefeito Zé Helder (MDB), destacou a relevância das obras entregues, citando que a UBS Luiz Gomes, atende a demanda da população, que nos últimos anos viu o posto de saúde, construído na década de 1980, perder capacidade de atendimento.

Zé Helder externou que a UBS tem amplas condições de atendimento à população, que a Prefeitura instalará no distrito uma equipe de saúde bucal e aumentará os serviços de saúde na comunidade.

O prefeito informou que a construção da UBS teve investimento de 469.950,48, recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura. A verba tem origem em emenda parlamentar do então deputado federal Adail Carneiro, articulada pelo vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim.

Zé Helder destacou que os investimentos feitos no distrito de Riacho Verde superam os R$ 4 milhões, citando obras como a reconstrução do asfalto que liga o distrito à BR 230, obras hídricas, entre outras.

Com relação à passagem molhada do Alto Santa Isabel, Zé Helder disse que a obra é fundamental para o trânsito entre as comunidades daquela região. Sobre as oito casas que eram de taipa e foram reconstruídas em alvenaria com recursos do PNHR, disse que são a garantia de segurança e conforto para as famílias. Ele disse ainda que, a proposta de trocar casas de taipa por casas de alvenaria é para um total de quinze residências e que as sete restantes já estão com recursos financeiros em conta, com apoio do deputado federal Domingos Neto.

O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, ao observar a dimensão da construção, comparou a UBS do Riacho Verde a um hospital. Ele evidenciou que há condições para atendimento de pacientes que poderão vir a precisarem de sutura, permanecer em observação médica, e que trabalhará para que a UBS tenha condições de suprir essas demandas.

Com relação ao ex-deputado Adail Carneiro, disse de sua gratidão pelas emendas que ele destinou, a seu pedido e da sua esposa, Dra. Luciana Rolim, que beneficiam Várzea Alegre com equipamentos como a UBS do Riacho Verde, o CAPS, veículos e equipamentos para a área da saúde.

O vereador Dedé da Topique, que representa na Câmara Municipal a população do distrito pelo grupo situacionista, agradeceu à vereadora Dra. Luciana Rolim por ter indicado o nome de seu pai, Luiz Gomes, para o prédio da UBS. Também agradeceu ao prefeito Zé Helder pelas obras executadas no Riacho Verde, dando destaque para a UBS, as casas do PNHR, a passagem molhada e quatro sistemas de abastecimento de água.

Ivo Leal – Secretário de Saúde, disse que com a nova UBS, a população do Riacho Verde recebe melhores condições de atendimento e com a possiblidade de implantação de novos serviços de saúde. Ele pediu que os profissionais da UBS acolham bem a população e que o povo zele pela nova estrutura.

A noite também foi de homenagens. Renata Alencar Rafael, mãe da enfermeira Luciana Rafael (in memoriam), recebeu dos Agentes de Saúde, placa de homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Luciana naquela comunidade. O auditório da UBS também recebe o nome da enfermeira. O ex-vereador Antônio do Carmo, pelo seu legado como parlamentar do distrito, foi homenageado com seu nome na recepção do prédio. Ele compareceu para prestigiar a homenagem.

No palanque que recebeu as autoridades, além do prefeito e do vice-prefeito, estiveram presentes Ivo Leal – Secretário de Saúde, Laura Maria – Secretária de Assistência Social, J. Marcílio – Secretário de Meio Ambiente, os vereadores Alan Salviano, Antônio Alcântara, Antônio Gregório, Cleiton do Bar, Dra. Luciana Rolim, Professora Dedê e Michael Martins e Cícero Sousa – Coordenador de Esportes, Maiko do Chapéu – líder comunitário.

Casa do PNHR

No palanque, os representantes das oito famílias beneficiadas com as casas do PNHR receberam as chaves de suas novas residência: Antônio Lucas da Silva, Maria Lúcia da Silva e Maria Valdenir Ferreira – Sítio Alto Santa Isabel; José Nosvaldo Gomes, José Ronaldo Severino e Roseli Severino – Sítio Santa Rosa; Antônio Leandro da Silva e Francisca Bezerra da Costa – Sítio Monte Alegre.

Após as inaugurações teve shows com Cowboy da Pisadinha e Nanas do Forró.