Prêmio MPT: Jorge Kauan conquista o 2º lugar na categoria “Conto”
A educação de Várzea Alegre mais uma vez se destaca nacionalmente. Jorge Kauan de Lima Silva, estudante de 11 anos do 5º ano “B” da EEF Dr. Dário Batista Moreno, após passar pelas etapas municipal e estadual, conquistou o 2º lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, na categoria “Conto”.
Jorge Kauan brilhou com seu conto intitulado “A fada e os trabalhadores infantis“. A cidade mobilizou-se para que a população acompanhasse a transmissão dos resultados da premiação, realizada online através da página do MPT no Youtube, a partir das 13h30.
Nas redes sociais, o prefeito Zé Helder (MDB), juntamente com a primeira-dama Sônia Fortaleza, compartilharam um vídeo incentivando a população a acompanhar a transmissão.
Representando não apenas a cidade, mas também o estado do Ceará, Jorge Kauan recebeu mensagens de apoio da vice-governadora Jade Romero (MDB) e da secretária Estadual da Educação, Eliana Estrela.
A transmissão foi acompanhada no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito Zé Helder, do presidente da Câmara Alan Salviano (MDB), da secretária de Educação, Angela Bernardino, da subsecretária de Educação Liduina Sousa, do diretor da Escola Dr. Dário Moreno, Antônio Fernandes, da vice-diretora Delana Clementino, da articuladora do projeto a nível municipal, Maria Adriana Silva, pelos pais do aluno: Jorge Silva de Oliveira e Ana Vanessa Lima, e por colegas da escola.
Jorge Kauan competiu com Maria Klara Ferreira de Araújo, de Jucurutu – Rio Grande do Norte, aluna da Escola Municipal José Ferreira, que escreveu o conto “A Menina do Avental Amarelo” e ficou em 1º lugar; e com Jady Pereria e Maria Eduarda Assunção Gonçalves, alunas da Escola Municipal Frei Artur Agostini, do município de Boa Vista – Roraima. Elas escreveram o conto “Alegrolandia: a cidade de todas as crianças” e conquistaram o 3º lugar.
O prefeito Zé Helder parabenizou Jorge Kauan pela conquista, destacando o papel transformador e as oportunidades proporcionadas pela educação. Ele ressaltou também a importância do compromisso dos colaboradores e das famílias com a educação.
Angela Bernardino parabenizou Jorge Kauan, seus pais e as articuladoras do projeto na Secretaria de Educação e na Escola Dr. Dário, enfatizando que esse projeto reafirma o empenho e a dedicação de todos que contribuem para a educação em Várzea Alegre.
O diretor da Escola Dário Moreno, Antônio Fernandes, ao parabenizar Jorge Kauan, destacou o papel crucial da educação de qualidade, da participação da família na escola e do compromisso dos professores na garantia da qualidade do ensino.
Jorge Kauan agradeceu o apoio que recebeu de sua família, dos professores, dos colegas e de todas da escola, bem como dos que torceram por sua conquista.
O objetivo da iniciativa do MPT é estimular a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, bem como a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que fazem parte do projeto em todo o Brasil.
O prêmio é dividido em dois grupos: alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções relacionadas ao trabalho infantil, e estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, abordando o tema da aprendizagem profissional e profissionalização de adolescentes.
Foto divulgação - Escola Dr. Dário