Presença de Camilo
A presença do governador Camilo Santana (PT), movimentou a política varzealegrense. Ele foi recebido pelo prefeito Zé Helder (MDB), ocasião na qual inaugurou o CEI do Juremal, anunciou liberação de recursos para construção do novo mercado público que soma R$ 3,7 milhões, anunciou a construção de mais de 9 quilômetros de asfalto da BR 230 para a Vila Riacho Verde, o projeto Sinalize para asfaltamento de ruas e sinalização do trânsito, construção de uma areninha e implantação de uma unidade da polícia do BPRaio e do sistema de vídeomonitoramento.
Em Várzea Alegre, Camilo Santana, não é aliado apenas do prefeito Zé Helder. Ele também tem a simpatia da oposição e foi recebido na residência do ex-prefeito Vanderlei Freire que o aguardava com um grupo de amigos, entre estes, o ex-prefeito João Eufrásio Nogueira.
Camilo Santana tem se mostrado habilidoso e vem fugindo dos embates das lideranças políticas, especialmente no interior do estado, onde o acirramento é maior.
A ideia de ir visitar um aliado e depois subir no palanque de outro aliado seu, tem sido a estratégia utilizada.
É assim que ele vem levando também o senador Eunício Oliveira. Este, em nome do desenvolvimento do Ceará, tem sido aliado de Camilo Santana, mesmo essa aliança descendo quadrada na goela dos Ferreira Gomes.
Na eleição de 2014, só para refrescar a memória, Eunício Oliveira deixou o grupo dos Ferreira Gomes e montou sua campanha ao governo do Estado, concorrendo com Camilo, que recebeu e tem recebido as bênçãos de Ciro e Cid.
A disputa de 2014, levou Eunício e Ciro a trocarem até insultos. Mas, Eunício parece que já superou isso.
Do lado dos Gomes, na semana passada, correu a notícia de que eles não queriam Eunício na chapa para disputar uma vaga ao senado numa possível coligação que tem também o nome de Cid para concorrer ao senado.
Aqui na Várzea Alegre, a eleição de 2014, quando o então prefeito Vanderlei Freire apoiou Camilo e o atual prefeito Zé Helder apoiou Eunício separou mesmo as duas lideranças.
Inclusive, a oposição ao prefeito Zé Helder, fez e divulgou ontem um “videozinho” nas redes sociais alimentando a rivalidade dos grupos políticos, mas surtiu pouco efeito.
E como a política é dinâmica, à noite, no palanque estavam juntos e misturados – Camilo Santana, Eunício Oliveira, Dr. Sarto, Zezinho Albuquerque, Zé Helder e Dr. Fabrício.
É com um abraço aqui, uma visita acolá, um afago noutro lugar, que Camilo vai abrindo caminhos para sua reeleição, passeando nos vales das disputas entre oposição e situação.