Várzea Alegre

Presidente da Associação dos Músicos fala sobre saída do Maestro

Recentemente o maestro Genival Silva, anunciou a sua saída da banda de música Maestro José Ribeiro e destacou os motivos que motivaram para o feito. Ouvindo a versão do Maestro, o Presidente da Associação de músicos da cidade, Joeliton Luiz, pediu para se pronunciar acerca do caso.

“Neste dia 29/08/2017 a Diretoria da Associação de Músicos de Várzea Alegre – AMCVA veio a público para esclarecer melhor sobre a situação atual da Banda de Música Maestro José Ribeiro e sobre a saída do ex-maestro Genival Silva.
Após fazer um pequeno balanço sobre a composição atual da referida banda e suas atividades, o Presidente da agremiação relatou que devido às dificuldades financeiras (faltas de repasse do município na gestão anterior) a banda em 2016 já estava há 8 meses parada, quando os músicos se uniram para ensaiar para a Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, e o Sr Genival se negou a estar a frente como regente novamente, devido a estas dificuldades. Desta forma as decisões passaram a ser tomadas em consenso dos músicos e pôde haver um clima mais confortável e estimulante para eles, sabendo que desde muitos anos vinha ocorrendo um desgaste do grupo devido a conduta muito hierárquica de forma exagerada do Sr Genival para com eles.
A banda – afirmou o Presidente – perdeu vários músicos e alunos por esse desgaste ao longo dos anos; e atualmente pouquíssimos músicos ainda tinham ânimo, gosto e algum estímulo para freqüentar os ensaios e tocadas, onde o Sr Genival, desde setembro de 2016 por livre e espontânea vontade se propôs a realizar ensaios com a banda de forma totalmente voluntária, porém o desgaste do grupo continuava falando mais alto.
Os músicos, consultados em forma de abaixo assinado, em sua grande maioria demonstraram a opinião de que agora, em 2017, para essa época de agosto que é muito cansativa e intensa seria bom repetir a experiência de 2016, onde não houve regente na festa, o que consideraram deixá-los com melhor bem estar para tocar e desempenhar seu papel de forma mais eficiente.
Levamos isso para reunião da Associação – continuou o Presidente – onde Sr Genival recebeu de uma forma bastante arbitrária e muito agressiva e exigiu ele mesmo que fosse feita uma votação definitiva e não só para esse momento (de agosto). A matéria foi posta em votação e a maioria absoluta dos sócios e músicos votou pela não continuidade destas atividades voluntárias propostas por ele. A banda segue atualmente sem a figura do regente, porém cumprindo seu papel através da união entre os músicos que afirmam estarem cada vez mais interessados em celebrar a cultura diariamente.
O Presidente da Associação dos Músicos acrescentou agradecimentos à sociedade em geral e às pessoas que tem apoiado a gestão atual da Banda de Música, e ressaltou que a banda está à disposição do povo varzealegrense.”