Problemas em rede de energia elétrica afeta aplicação de provas do ENEM em escola
Atualizada às 23h30: Um problema em rede de energia elétrica afetou o desempenho de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, na tarde deste domingo, 17, na Escola Municipal Dr. Dário Batista Moreno, em Várzea Alegre.
Conforme a direção da escola, o fornecimento foi interrompido por volta das 15h30, e até às 20h, não havia retornado. A falta não atinge só a escola, mas também alguns pontos da rua.
A empresa fornecedora, ENEL, foi acionada pela escola e pela Coordenação Municipal do ENEM, e uma equipe está no local para resolução do problema.
Na escola estavam previstos 310 candidatos e não compareceram 107, ou seja, 203 alunos estiveram no local para fazerem a prova de Linguagens e Códigos (45 questões), Ciências Humanas (45 questões) e a Redação que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
A direção da escola disse ainda que registrou o caso em ata e em aplicativo digital do exame, assim como esteve durante toda à tarde em contato com a coordenação do exame no município.
À reportagem a Coordenação do ENEM disse que as pessoas prejudicadas foram orientadas a solicitarem a reaplicação da prova no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
O caso provoca indignação com a ENEL, o professor Bruno Siebra em suas redes sociais pediu justiça para os candidatos. O vereador Otoniel Fiuza Jr, do PSD, também manifestou indignação.
“Não bastasse além desse e de outros problemas já conhecidos, tomei ciência que os alunos que realizaram (ou melhor, tentaram realizar) a prova do ENEM, neste domingo, na escola Dr. Dário Batista, foram direta e consideravelmente prejudicados pela ausência de energia elétrica por horas. São legítimos pedidos deles para a reaplicação do exame de hoje, cuja possibilidade disso dependeria da abertura de processo e de uma eventual decisão favorável da Justiça Federal”, disse.
E completou informando que nesta quarta-feira, 20, estará levando o assunto para a Câmara.
“Pedirei na Câmara que formalizemos uma comissão na busca de informações concretas sobre o problema e para a cobrança por soluções em definitivo, urgentemente, por parte da ENEL“, escreveu.
Problemas em rede elétrica na cidade, são constantes, inclusive no Centro. Procurada na semana passada pela reportagem, para falar do assunto, não conseguimos obter uma posição da empresa.
ENEM 2020:
Em Várzea Alegre estão inscritos 1.618 candidatos. A prova é realizada também nas escolas José Correia Lima (Centro), Colégio São Raimundo Nonato (Praça Santo Antônio), Dr. Pedro Sátiro (Centro), Profissional Dr. José Iran Costa (Betânia) e Instituto de Ensino Sátiro Siebra – IESS (Riachinho). Nesses pontos de prova, a aplicação ocorreu tranquilamente neste domingo.
Os portões foram abertos às 11h15 e fechados às 13h. A aplicação do exame começou às 13h30 e a resolução das questões foram até às 19h.
No próximo domingo, 24, os candidatos farão a prova de Matemática e suas Tecnologia e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), 45 questões cada.
A prova conta com uma equipe de aplicadores preparada, especialmente com medidas de contenção ao novo coronavírus. Conforme a organização, pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, fazem o exame em uma sala apropriada e com um número bem menor de participantes.
Foto da escola Dr. Dário Batista | Arquivo do Site