Várzea Alegre

Ricardo Oliveira conclui ensino superior e destaca próximos sonhos

O varzealegrense Ricardo Oliveira, 32 anos, concluiu o curso de tecnólogo em Mecatrônica Industrial, e destaca próximos sonhos na área da educação.

A conquista de Ricardo é destaque na aba Regional do Portal de Notícias Diário do Nordeste, nessa segunda-feira, 20 de setembro.

Ricardo é exemplo de superação, é cadeirante, portador de amiotrofia espinhal e tem uma vida humilde, reside no bairro Juremal, em Várzea Alegre, mas a infância foi toda no Sítio Vacaria, distrito de Ibicatu.

Além da conquista no ensino superior, Oliveira já conquistou cinco medalhas de ouro e duas de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Ao Diário do Nordeste, Ricardo deixou claro que não quer parar em relação às conquistas, inclusive, pretende iniciar as palestras motivacionais para estudantes e que se tivesse condições financeiras, iria fazer outra faculdade ou um mestrado em matemática. A sua mãe, Francisca Antônia, é aposentada com um salário mínimo e o pai, Joaquim Oliveira, ainda precisa esperar três anos para conseguir um benefício rural.

Antes da pandemia de Covid-19, Ricardo atendia à convites e dava palestras sobre sua história de vida para alunos do ensino fundamental e médio. Porém, veio a pandemia e tudo mudou. Desde o início de 2020, que ele permanece isolado em casa, na Vila Confiança, para se proteger da Covid-19 e mantém uma rotina diária de estudos que ocorre pela manhã.

Foto: Honório Barbosa