Várzea Alegre

Secretaria de Meio Ambiente e ASSAPIVA tem parceria para retirar colmeias nas áreas urbanas

Abelhas do tipo italiana que instalam suas colmeias no ambiente urbano se tornaram preocupação por parte de moradores da cidade de Várzea Alegre. Nesses locais onde as colmeias são localizadas, por vezes, pessoas desavisadas que passam nas proximidades podem ser atacadas pelas abelhas.

Pensando nisso e de como colaborar para resolver o problema, o secretário de Meio Ambiente do município, J. Marcílio, fez contato com a Associação dos Produtores de Mel de Várzea Alegre (ASSAPIVA), acertando com eles a retirada adequada das colmeias e aproveitamento das abelhas.

Na última sexta-feira, 18, como resultado dessa parceria com a ASSAPIVA, o apicultor Cícero Soares Adorno, da comunidade do Graiado – distrito de Calabaça, e membro da associação, retirou duas colmeias que haviam se instalada nas mangueiras do canteiro central da Rua Figueiredo Correia, local de intensa movimentação devido a existência naquela área da Escola Figueiredo Correia e do Centro de Assistência Integrado à Saúde da Família – CAIS Dr. José Iran Costa.

Marcílio pediu a comunidade que evite tirar as abelhas de forma inadequada e que em caso de envenenamento da colmeia, a pessoa poderá responsável poderá se enquadrada por crime ambiental. “Nos avisem para que a gente possa procurar o apicultor e tirar. Não queime e nem envenene porque aí você está fazendo um crime ambiental”, declarou.

Cícero Adorno explicou que as abelhas capturadas são levadas para os locais adequados à reprodução do mel. Em caso de identificação de colmeias próximo à sua residência, procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Rua Antônia Gonçalves Cassundé, S/N, no bairro Varjota, ou ligue para (88) 3541 22 77.