Várzea Alegre

Semana Santa: Neste Sábado tem a “Vigília Pascal”

A Igreja está fechada, em silêncio pela morte do Senhor Jesus Cristo, que foi cruelmente morto na cruz.  Durante a sexta-feira, 19, fieis reviveram esse momento, a paixão de Cristo para com a humanidade.

Ás 05h30 da sexta-feira, 19, com uma Via Sacra pelas ruas do Centro. No período da tarde às 15h, foi realizada a ação litúrgica da Paixão do Senhor. Às 16h30, a procissão do Senhor Morto. Logo em seguida às 17h30, Momento de Veneração.

Onde após o retorno da procissão e entrada pela porta principal, houve a reflexão sobre o Mistério da Paixão e Morte de Jesus e em seguida, os fiéis farão a veneração a imagem do senhor morto, enquanto entoam-se hinos apropriados.

Em silêncio, a Igreja será aberta às 20h de hoje, para a Solene Vigília Pascal é considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico, articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou ‘lucernário’; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia batismal; 4) a liturgia eucarística.

A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal.

A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo.

A liturgia batismal é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo.

A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna. O sábado pascal é iniciado com o fogo novo.

Elonmarcos Correia, convida a população para participar:

Neste domingo,21, a programação será iniciada às 09h, com a solene concelebração eucarística da ressurreição do Senhor. À tarde, às 17h30 procissão com o Ressuscitado e 19h, solene celebração eucarística da ressurreição do Senhor.