SPAECE 2022: Várzea Alegre tem oito escolas Nota 10
O governador Elmano de Freitas, PT, e a secretária de Educação, Eliana Estrela divulgaram na tarde desta terça-feira, 20, os resultados do Ensino Fundamental no SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica e Escolas Nota 10.
A divulgação é a primeira após a pandemia de Covid-19.
Entre outros dados da análise aplicada a alunos de 2º, 5º e 9º anos dos 184 municípios, está a estabilidade na alfabetização de crianças, mesmo diante dos impactos da pandemia.
Em Várzea Alegre, oito escolas foram bem avaliadas e estão entre as 374 escolas escolhidas com base nos resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir do Spaece.
São elas:
Escolas Notas 10 – 2° Ano:
- Escola São Pedro – Sítio Juazeirinho – Distrito de Canindezinho
- Escola Dr. Pedro Sátiro – Sede
- Escola Teodora Gomes Fiuza – Bairro Riachinho
- Escola José Alves de Menezes – Sítio Bom Jesus – Distrito de Canindezinho
- Escola Maria Bitu Costa – Vila do Distrito Riacho Verde
- Escola Iracy Bezerra de Morais – Bairro Betânia
Escolas Nota 10 – 5° Ano:
- Escola José Primo de Morais – Vila Extrema – Distrito de Calabaça
- Escola Dr. Pedro Sátiro – Sede
Conforme o jornal O Povo, para atingir esse nível de Escola Nota 10, as unidades devem ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos.
No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto para 5º e 9º ano deve ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática. Foram avaliadas 995 instituições, das quais 374 foram agraciadas em 148 municípios.
Na última divulgação dos resultados do sistema, a cidade de Várzea Alegre teve 12 escolas, sendo 10 escolas no 2º ano e duas escolas no 5º ano.
Nesse resultado, não constam as escolas Profª Maria Anésia Ferreira, Zulmira Siebra Leite, Dr. Dário Batista Moreno e Pedro Leandro da Silva. O SPAECE 2022 avaliou 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas municipais e estaduais.
Foto Asa Film