Várzea Alegre

Terceira oficina do Qualifica APSUS em Várzea Alegre teve como tema as doenças crônicas

Aconteceu nesta quinta-feira,07, durante todo o dia, na cidade de Várzea Alegre a terceira oficina do Projeto QualificaAPSUS Ceará.

O Evento contou com a participação de profissionais de saúde das cidades de Cedro, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre.

Segundo Ivo Leal – Secretário de Saúde de Várzea Alegre, o objetivo é capacitar os servidores da saúde primária para oferecer um serviço de melhor qualidade à população.

Segundo Ivo, o tema da terceira oficia é “Doenças Crônicas na Atenção Primária à Saúde”. “Estamos aqui motivados e esperançosos de que vamos mudar nossa atenção primária, proporcionando à população um ambiente mais acolhedor, humanizado e qualificado, dando respostas aos anseios da comunidade e às suas necessidades de saúde”, disse.

Luciana Barreto, da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Icó, participou do encontro. Ela disse que o objetivo da oficina é discutir as condições crônicas de saúde, que são os grupos prioritários e algumas doenças e agravos que persistem na nossa população, como, as deficiências, a hipertensão, a diabetes, o acompanhamento às gestantes, às crianças até dois anos, entre outros problemas.

Se destacaram na oficina a apresentação de experiências exitosas das equipes do Saúde da Família, ainda a discussão da agenda local e o atendimento aos grupos prioritários.

Sayonara Moura – Secretária de Saúde de Cedro, disse que essas condições crônicas são as que mais matam no país, especialmente as que complicam o aparelho circulatório humano, provocando por exemplo, infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral e a oficina traz uma reflexão para o enfrentamento dos fatores de riscos que levam ao desenvolvimento dessas doenças.