Várzea Alegre

Um maior de idade é preso e três são apreendidos acusados de furtos recentes em Várzea Alegre

Na manhã dessa segunda-feira, 23, por volta das 11h00, a equipe de Policiais Civis lotados na Delegacia Municipal de Várzea Alegre, após um levantamento pelo setor de inteligência, conseguiu identificar os autores dos crimes de furto qualificados por arrombamento que vinham ocorrendo, sobretudo, nos estabelecimentos comerciais localizados no centro da cidade.

A partir do último crime de furto ocorrido na loja Presentes e Companhia, na madrugada do dia 22, a Policia Civil conseguiu identificar e conduzir até a Delegacia, o maior Diogo Martins dos Santos, vulgo “paulistinha”, natural de São Bernardo do Campo/SP e, residente nesta cidade de Várzea Alegre com parentes, bem como três menores de idade, todos já reincidente em atos infracionais desta natureza. Diogo já havia sido preso em flagrante no ano de 2017, por ser autor de um crime de furto de um notebook nas dependências do CSU/CRAS, juntamente com outro comparsa, mas que atualmente encontra-se respondendo em liberdade.

A Policia Civil conseguiu ainda, recuperar de posse dos autores, quase toda a mercadoria subtraída da loja Presentes e CIA, bem como alguns pertences da loja de calçados localizada na Rua Dr. Leandro Correia, fato este ocorrido na madrugada do dia 07 de abril.

Por fim, a Polícia ressalta que os menores foram ouvidos e, como a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA determina, foram ouvidos e entregues mediante termo de responsabilidade aos responsáveis legais, enquanto que o maior, por não estar em situação de flagrante delito conforme determina a lei:

“Art. 302 do (Código de Processo Penal). Considera-se em flagrante delito quem:

I – está cometendo a infração penal;

II – acaba de cometê-la;

III – é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa,

em situação que faça presumir ser autor da infração;

IV – é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que

façam presumir ser ele autor da infração”.

Foi liberado em seguida, ressaltando que será representado judicialmente pela prisão preventiva do maior de idade e, pela internação provisória dos menores envolvidos.