Várzea Alegre

Varzealegrense de escola pública é aprovada para Colégio Militar de Juazeiro do Norte

Uma jovem de Várzea Alegre, oriunda de escola pública, foi aprovada para o Colégio Militar de Juazeiro do Norte, em processo seletivo realizado nos últimos dias.

Ana Sibelly Bezerra Oliveira, de 14 anos, estudante da escola municipal Antão Leandro Bitu, em Várzea Alegre, desde 2016, fez a prova e teve pontuação 16.

Mesmo com o bom desempenho, ela não assumirá a vaga no momento por conta da idade. É necessário atingir os 15 anos para ser matriculada na Instituição da Forças Armadas no Brasil. Por conta disso, a garota está no cadastro reserva.

Sibelly que é filha de Paulo Henrique e Silandia dos Santos e mora no sítio Canto, sede rural, completa a idade exigida daqui a sete dias [19 de janeiro]. Para ela poder entrar agora, é preciso que alguém desista do colégio.

Enquanto a vaga não chega, a jovem foi matriculada em uma escola de Juazeiro do Norte, para dá sequência aos estudos, o início do ensino médio. Ela está feliz e se sente honrada em ter participado do certame.

Confira o áudio da jovem:

A coordenadora da escola, a professora Maria Zélia, disse a reportagem que está feliz pelo desempenho de Sibelly e destacou os parabéns para a ex-aluna.

Colégio Militar

É uma escola pública de educação básica (ensino fundamental e ensino médio) em que militares do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos da segurança pública desempenham as tarefas diretivas e administrativas.

No Brasil, esta categoria de ensino é regulada pela Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e bases da educação, em seu artigo 83.

De acordo com informações, há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio.

foto divulgação