Varzealegrense lança livro de 600 páginas na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará
O escritor e médico Dr. Sávio Pinheiro lançará na tarde desta sexta-feira, 18, às 16h30min, o livro “Romance d’O Cruzeiro Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-e-Volta”, na XIV Bienal Internacional do Livro no Ceará.
O evento, que conta com a participação de dezenas de autores cearenses lançando livros e divulgando a própria obra, ocorre no Centro de Eventos, em Fortaleza, e segue até o domingo, 20.
O “Romance d’O Cruzeiro Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-e-Volta” tem 600 páginas, 1.872 estrofes e 13.100 versos, configurando-se como o maior poema da língua portuguesa. A obra conta com ilustração de Klevisson Viana e é uma produção das editoras Tupiniquim e Karuá.
O livro é composto por um poema épico, lírico e romanceado conduzido por dois protagonistas aventureiros, Parangolé e Zé Lotero, que fazem um passeio pelo tempo e pelos costumes e saberes do cariri cearense, em especial de Várzea Alegre, em busca de quebrar uma maldição jogada por um fanático contra a sua família, que estaria livre após o lançamento de uma peça cordelística.
Sávio Pinheiro escreve cordéis, sonetos, textos em prosa, na tentativa de desmistificar o preconceito de gêneros e sintaxes. É autor de dezenas de folhetos, da trilogia “Dedo de prosa, punhado de versos”, com os livros “Marco do Miolo”, “Estrela Dalva” e “Debulha de Palavras”; do romance “Trilhas e Medos”, no prelo, ambientado na Chapada do Araripe; do poema épico “Romance do Cruzeiro-Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-Volta”, maior poema da Língua Portuguesa.
O médico ainda é da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, da Academia dos Cordelistas do Crato, do Instituto Cultural do Cariri, da Academia Cedrense de Letras e da Academia Cearense de Médicos Escritores.
foto divulgação