Varzealegrense Ricardo Oliveira, medalhista da OBEMEP, tem sua história citada por Lula em live
O caso de sucesso na educação do varzealegrense Ricardo Oliveira, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP, foi citado pelo presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira, 26 de outubro, quando ele participava de uma live apresentada pelo humorista e apresentador Paulo Vieira.
Com transmissão ao vivo nas redes sociais e participação especial de nomes como Serginho Groisman, Fátima Bernardes e Xuxa Meneghel, Lula contou sobre a oportunidade que teve o jovem varzealegrense, portador de amiotrofia espinhal, morador da zona rural do município, que em 2009, ganhou duas medalhas da OBMEP, se tornando exemplo de superação para todo o Brasil.
Lula pontuou o seguinte: “ […] 20 milhões de alunos nas olimpíadas da matemática. Eu não sei, deve se lembrar que […] na primeira ou na segunda olimpíada, um menino tetraplégico. Andar, o pai levava ele na escola num carrinho de pedreiro. Esse cara ganhou duas medalhas de ouro em olimpíada de matemática, ou seja, então o que nós precisamos Sérgio… é… é… é…, criar condições de melhorar a qualidade da escola a qualidade do professor”, – disse.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), lembrou com emoção desse momento da história de Ricardo Oliveira, que foi descoberto num programa de busca ativa da educação varzealegrense. Ele estudava em casa, com apoio da mãe e do pai, na localidade de Vacaria, distrito de Ibicatu, e depois dessa busca, passou a frequentar a escola regular.
Como estudante Ricardo Oliveira conquistou cinco medalhas de ouro e duas de prata na OBEMEP. Ano passado, aos 32 anos de idade, Ricardo Oliveira, concluiu o curso superior de tecnólogo em Mecatrônica Industrial.
Confira o vídeo:
Foto divulgação