Várzea Alegre

Vereador do PT lamenta resultados baixos da Educação Varzealegrense

O vereador do PT, Michael Martins, abordou nesta terça-feira, 08, na Câmara Municipal, a audiência pública promovida pelo Ministério Público nesta cidade para debater a educação, com o projeto O MPEduc, do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, realizado na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro.

Segundo o vereador, o que provocou essa audiência pública foram os baixos índices da educação varzealegrense no IDEB 2013, bem como a avaliação escolar do município no Spaece 2017 com Várzea Alegre aparecendo entre os 184 municípios do Ceará em 178º lugar. A nota de Várzea Alegre no IDEB 2013, segundo o portal qedu.org.br, foi 4,3.

O vereador destacou a importância da audiência pública e a parceria proposta pelo Ministério Público para acompanhar as ações que visam corrigir distorções no sistema educacional da cidade e caso o município não atenda espontaneamente, poderá o Ministério Público propor um ajustamento de conduta e forma que faça com que o município avance no quesito educação.

O vereador Zé Batista (PRB), que também comentou o assunto, disse que espera que as partes sentem-se para refletir o que está acontecendo com a educação do município.

O vereador Pedro Bitu (PSDB), destacou que como cidadãos e legisladores têm que trabalhar para saber quais os obstáculos que estão impedindo que a educação avance.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), disse que o mais importante e mais interessante nessa audiência foi ter um diagnóstico geral do município e esse é o momento de juntar forças e buscar alternativas para melhorar a educação.

Transporte escolar

O vereador emendou no assunto das vistorias do transporte escolar, que pediu vistoria do DETRAN, e afirmou que no resultado da fiscalização, dos 41 ônibus vistoriados todos foram reprovados.

De acordo com o parlamentar, o Município tem até o mês de julho para corrigir os problemas da frota transporte escolar.