Vereador Michael Martins critica programas de saúde do governo municipal
O vereador da oposição Michael Martins (PT), reclamou na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira, 24, da qualidade da saúde do Brasil, do Estado e do Município.
De acordo com ele, o secretário de Saúde, Ivo Leal, é inteligente, mas, não tem autonomia para executar os serviços de sua competência.
Dois dos programas do governo municipal atacados pelo vereador Michael Martins, o programa Boa Noite Cidadão, implantado no CAIS – Centro de Atenção Integrado à Saúde, para atender demanda e desafogar o Hospital São Raimundo Nonato. Ele disse que essa programa se tornou propaganda enganosa.
Ele disse que o Boa Noite Cidadão era para funcionar 5 dias com atendimento médico, mas agora está funcionando dois dias na semana e no caso do atendimento odontológico, funciona apenas 1 dia na semana. Ele classificou o programa como propaganda enganosa do governo municipal.
Com relação ao NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que oferece atendimento nas áreas de fisioterapia, ginecologia, fonoaudiologia, pediatria e nutrição. Ele falou que esse programa alguns profissionais que resumem o atendimento diário em apenas algumas horas e em um único expediente.
Com relação ao funcionamento das unidades básicas de saúde na zona rural, o vereador disse que o secretario anunciou que funcionariam em expediente normal, porém, afirma que tudo voltará ao normal. Ele disse que torce para que o secretário de Saúde [Ivo Leal], implante o ponto eletrônico que irá regular o funcionamento das unidades de saúde.
Sobre o funcionamento da saúde, o vereador citou a vereadora Dra. Luciana Rolim, que é médica, que tem folga semanal, sem aparato jurídico, e que ainda sai nos dias das sessões da Câmara. Ele disse que essa folga, custa ao povo de Várzea Alegre, R$ 650.00, e que no mês passa a R$ 2.500,00.
Foto: Fábio Oliveira