Vereadores se desentendem após reprovação de projeto e presidente encerra sessão
O clima se acirrou na noite desta quarta-feira, 1º junho, na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre, entre os vereadores Otoniel Fiuza Jr., PSD, Marcelo Fledson, PP e Pedro Bitu, PP, após avaliação de projeto.
O projeto se trata de uma emenda parlamentar impositiva Nº 001/2022 à Lei Orgânica Municipal de Várzea Alegre – Leis Orçamentárias, de autoria do vereador Pedro Bitu, PP, que entre os pontos cria emendas individuais ao projeto de Lei Orçamentária.
Na votação, o projeto foi reprovado pela Casa Legislativa, com votos negados da maioria dos vereadores da situação, com exceção do vereador Kleiton do Bar, MDB. Foram seis votos Não e cinco SIM.
Após a avaliação do projeto, o vereador Pedro Bitu pediu ‘esclarecimento pessoal’ do projeto na tribuna e disse lamentar a situação, pois é a quarta vez que o projeto é analisado na casa.
“Lamento muito por essa votação, por ser a quarta vez , uma emenda que ia fortalecer o servidor”, disse.
O vereador Otoniel Fiuza, líder do governo na Câmara, também pediu tempo para ‘explicação pessoal’. Em sua fala, o vereador disse que conhece muito bem o projeto, justificando a posição contrária da sua bancada, ressaltando também que o vereador autor [Pedro Bitu] não tem conhecimento da emenda impositiva.
Nesse momento, os vereadores oposicionistas, inclusive Marcelo Fledson interrompeu a fala de Otoniel, chegando a se levantar de sua cadeira. O presidente da Câmara acalmou os ânimos.
“Para a ignorância a gente traz a luz do conhecimento”, disse Otoniel após a fala de Salviano.
Após a participação de Otoniel, o presidente Alan Salviano ainda concedeu espaço na explicação pessoal, no entanto encerrou a reunião, ao analisar que o desentendimento só aumentava.
Em contato com a reportagem, o vereador Alan Salviano, MDB, comentou a situação:
foto divulgação