Justiça julga ações do Avante em relação à perfis fakes em Várzea Alegre
A Justiça Eleitoral julgou duas ações movidas pelo partido Avante, que tem como candidato a prefeito Capitão Horizonte, relacionadas a perfis falsos (fakes) no município de Várzea Alegre.
Os perfis são “Sugiro Arantes Kifuja”, “Carlos Sátiro”, “Ailton Sousa”, “Chico Marujo”, e “Priscila Sales”.
Conforme a sentença que o site Várzea Alegre Agora.com teve acesso, o primeiro processo atribuía os perfis falsos à coligação “A mudança continua”, que tem como candidato a prefeito Zé Helder, MDB.
Nessa parte o juiz eleitoral David Melo julgou como improcedente pois alega que não há nos autos, nenhuma prova de que os representantes da coligação sejam os responsáveis pelos perfis fakes ou que tenham concorrido\anuído para a sua criação.
Para concluir, disse que não se verifica nos prints das publicações que o candidato José Helder tenha sido marcado, ou que tenha compartilhado, curtido referidas postagens tendo conhecimento de que se originaram de perfis falsos.
No segundo processo, o Avante pede que os perfis sejam investigados e punidos. A justiça avaliou como parcialmente procedente, ou seja, pedirá à Justiça Federal para fazer a apuração e sendo identificados os autores, punidos na forma da lei.
Os falsos perfis na internet são considerados incômodos no período eleitoral, pela forma que se comportam em publicações. Recentemente um causou ato de racismo contra um candidato à prefeitura.
Foto: Pixels Gratuito