Várzea Alegre

AFS Intercultural Brasil reconhece cobertura jornalística de intercâmbio e certifica repórter  

A cobertura jornalística dos intercâmbios na cidade de Várzea Alegre foi reconhecida pela AFS Intercultural Brasil, e certificou o repórter Ivan Silva, do município.

A AFS está presente em 60 países e possui 50 idiomas. É uma organização internacional, educacional, voluntária e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de Aprendizagem Intercultural.

O documento foi entregue ao repórter na tarde desta quinta-feira, 26, pelo representante da organização, Franzé Costa, na Escola Maria Afonsina Diniz Macêdo, no bairro Juremal. Ainda foram homenageados a professora Helângia Gonçalves, a própria escola e a primeira família hospedeira dos intercambistas.

No certificado, a organização reconhece o trabalho de Ivan Silva, desde à vinda da Tailandesa Kim, em 2021, à chegada dos italianos, Emma Estela e Leone Bouché, para ciclo 2022\2023.

“O jornalista por meio de seu trabalho, difundiu os valores basilares de nossa instituição, ou seja, um ambiente de diversidade cultural no qual se pôde trabalhar, o respeito aos diferentes e às diferenças, a tolerância, a escuta ativa, a empatia, a proatividade, a cidadania global, engajamento social e uma cultura de paz.”, disse.

A organização deixou claro o orgulho da parceria com o varzealegrense.

“Se orgulha de tê-lo como parceiro comprometido e preocupado com a missão da promoção da paz”, finalizou.

O certificado é assinado pelo diretor executivo da AFS, o espanhol Juan Medici. 

Nas redes sociais, o estudante de jornalismo, Ivan Silva, agradeceu o reconhecimento e disse ainda que esse é o objetivo enquanto profissional da imprensa.

“Agradeço imensamente pelo reconhecimento como profissional da imprensa, que colaborou durante esse tempo com as experiências interculturais. Essa é uma das missões do Jornalista, promover o respeito entre os povos, a cultura”, disse.

A cobertura

A primeira cobertura jornalística foi bem antes da tailandesa Kim desembarcar no Cariri. Ao tomar conhecimento da novidade o repórter tornou público o fato no dia 1º de julho de 2021.

Em 21 de agosto daquele ano, Ivan Silva, com o colaborador Robson Duarte [cinegrafista], foi até o aeroporto de Juazeiro do Norte, para registrar a chegada da intercambista e na madrugada do domingo certificou o primeiro contato da jovem em Várzea Alegre.

No ano seguinte, os italianos Emma Estela e Leone Bouché também foram acompanhados pelo repórter da cidade de Juazeiro até Várzea Alegre. Os dois também foram noticiados bem antes de chegarem no município.

As reportagens produzidas foram exibidas no Portal Várzea Alegre Agora.com e na Rádio Cultura [96.3], onde Ivan Silva trabalha desde 2017.

Foto divulgação - Portal