CearáVárzea Alegre

Comitê atualiza decreto e permite atividade física individual em locais públicos e abertos

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, no estado do Ceará, atualizou neste sábado, 17, o decreto de isolamento social após reunião.

Conforme o governador Camilo Santana, PT, o decreto vigente será prorrogado por mais uma semana, para que se complete o ciclo de 14 dias de sua aplicação, até o dia 25 de abril, e assim avaliar, com mais segurança, o atual processo de flexibilização, tanto das atividades econômicas e serviços já liberados, quanto daqueles ainda suspensos.

As medidas atuais que estão no decreto continuam valendo, porém, será permitida a atividade física individual em locais públicos e abertos, como calçadões, e pode ocorrer com até três pessoas – inclusive e o uso de máscara de proteção, a partir da próxima segunda-feira, 19.

“Aos fins de semana permanece o isolamento social rígido até o próximo dia 25, assim como o Toque de Recolher de 20h às 5h de segunda a sexta, e de 19h às 5h no fim de semana. As regras valem para todo o Ceará”, completa o governador.

Camilo disse ainda que os indicadores apontam queda no fator de retransmissão do vírus (RT) e nos indicadores de casos e óbitos, embora num patamar ainda alto, o que, segundo ele, representa pressão nas unidades de saúde.

“Não podemos relaxar nos cuidados. É preciso continuar evitando aglomerações e sempre usar máscara. Continuamos fazendo todo o esforço para levar a vacina para todos os cearenses, e da forma mais rápida possível. Somente dessa forma conseguiremos superar de vez essa pandemia, que tem causado tanta dor e sofrimento. Tenho certeza que estamos perto de superar esse desafio”, encerrou.

No decreto vigente o horário do funcionamento do comércio é de 10h às 16h, com 25% da capacidade de atendimento. Em Várzea Alegre, seguindo a forma tradicional, o governo municipal resolveu mudar de 07h às 13h, ficando o restante do dia no delivery.

Neste sábado, 17, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Maria José, disse à FM Cultura que a avaliação é positiva quanto a essa primeira semana de retorno gradual, após medidas mais restritivas no estado e que os comerciantes estão conscientes quanto à forma do atendimento à população.

Foto redes sociais