Brasil

Lei Seca tem blitze em 17 estados do País; agentes abordaram 10.993 motoristas

Rio de Janeiro/Brasília. Na primeira grande mobilização nacional do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, que realizou blitze em 17 estados do Brasil desde a noite de sábado (13) até a madrugada de domingo, os agentes de segurança abordaram 10.993 motoristas. No total, 1.037 deles apresentavam sinais de embriaguez e foram impedidos de continuar dirigindo.

As operações contaram com um efetivo de 1.936 homens e mulheres da Polícia Militar dos estados, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes de trânsito em todo o país.

Ação conjunta

Foram feitos ao todo 9.522 testes com o etilômetro, lavrados 823 autos de infração e 214 prisões. Foram recolhidos 1.610 documentos (carteiras de motoristas e certificado de licenciamento de veículos) e mais de 626 automóveis foram removidos para depósito. Segundo estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro, da Escola Nacional de Seguros, a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao país mais de R$ 550 bilhões (perda de produto e renda).

Os dados da Organização Mundial de Saúde colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de acidentes de trânsito nas Américas. São 47 mil mortos por ano e 400 mil com alguma sequela por causa de acidentes.

Acidente em Minas

O acidente que matou 13 pessoas nesse sábado (13), na BR-251, Norte de Minas Gerais, pode ter ocorrido após a invasão da contramão por uma das carretas envolvidas no acidente. As causas estão sob investigação pela Polícia Rodoviária Federal. De um total de 39 feridos, dez seguem internados em hospitais de Montes Claros, Francisco Sá, Salinas e Taiobeiras.

Diário do Nordeste