Várzea Alegre

Otacílio Correia completaria hoje 103 anos de idade

A família é um grupo de irrefutável valor. É, por ofício, guardiã da história. Por isso zela pelos ascendentes para que os descendentes não cumpram o pecado do esquecimento.

Luiz Carlos Correia, filho do varzealegrense, Otacílio Correia, cumpre o dever, a tarefa, de manter vivos a história e o legado do seu pai.

Posta orgulhosamente a foto do pai, destacando que, se estivesse vivo, Otacílio Correia completaria 103 anos de idade, neste domingo, 29 de março.

Luiz Carlos evidencia a trajetória de Otacílio Correia como homem de imensa visão empresarial, cidadã, política e humana.

O sucesso na vida empresarial, com a fundação da Mudanças Confiança, uma das maiores transportadoras do Brasil, ou na política, pois que foi deputado estadual, não tiraram de Otacílio Correia a humildade, a simplicidade.

O amor de Otacílio Correia por Várzea Alegre foi terno e intenso. Uma relação de pai para filho. Ele cuidava da cidade. Era como que ter nascido em Várzea Alegre fosse uma dádiva. Ele tinha orgulho de ser varzealegrense, sentimento que somou aos muitos filhos das terras de Papai Raimundo, aqui ou em qualquer outro lugar.

Para Otacílio Correia, viver em outro lugar poderia até ser bom, mas estar em Várzea Alegre, era maravilhoso.

Um pouco mais

Fundador de uma das maiores empresas do Brasil, a Mudanças Confiança, no ano de 1965, Otacílio Correia teve uma trajetória de sucesso no país, sem esquecer de sua terra natal, a pequena Várzea Alegre no interior do Sul do Ceará.

Iniciou sua trajetória política em Várzea Alegre como vereador e prefeito e foi eleito deputado estadual com forte atuação em defesa da região. Fora da política, mas com prestígio, entre as maiores bandeiras por ele defendida, o açude que hoje recebe seu nome, foi construído com anexo de uma adutora que hoje atende à demanda de água da cidade.

A construção do açude, pela sua importância e complexidade, ficou conhecida como a “obra do século”, tendo sido iniciada em 1919. Até a década de 1990, houve várias tentativas de sua retomada, sem sucesso. Com o auxílio de Otacílio Correia e sua interseção junto a políticos cearenses, na gestão do prefeito Dr. Pedro Sátiro, entre 1993 e 1996, o então governador Ciro Gomes assinou a ordem de serviço e o açude foi construído, tendo sido inaugurado em 30 de junho 1998, na gestão do ex-prefeito João Eufrásio.

Otacílio Correia faleceu em 08 de dezembro de 2002, deixando seu nome escrito na história de Várzea Alegre, do Ceará e do Brasil.

Luiz Carlos Correia, filho de Otacílio Correia, cuida da memória do pai, presente nas homenagens que ele recebe e passa para a geração atual a trajetória do homem, do empresário e político que ele foi.