Várzea Alegre

“Porta celulares”, professora cria forma para que alunos assistam aulas com atenção

A professora Rebeca Silvestre, da escola estadual Maria Afonsina Diniz Macêdo, criou algo interessante para facilitar a aprendizagem de seus alunos durante as aulas.

Observando as péssimas notas dos estudantes em avaliações feitas recentemente, isso em razão do uso do aparelho de celular durante as explicações dos conteúdos, a professora que trabalha com a disciplina de matemática criou o “Porta celulares”.

Simples, produzido artesanalmente, o objeto que fica em sua mesa durante a aplicação das aulas, é tido como a “Cela do aparelho” por alguns instantes.

No início, a professora achou dificuldade em aplicar a ideia em sala de aula, mas viu que os alunos abraçaram a causa e estão colaborando. “Quando eu coloquei em prática eu achava que ia dar mais problema, porque tem uns que não entregam, né? Só que eles entregaram e colocaram e eu não tive problema com nenhum. Acho que assim, pelo fato deles estarem vendo o celular, de ter sido uma forma amigável, acho que eles acharam interessante.” Disse

Ela disse ainda que aqueles que não colocam o aparelho na caixa faz o desligamento e deixam no bolso da calça, o que é o mesmo efeito. “A intenção da caixinha é que os alunos se sintam a vontade pra colaborar com o professor colocando seu celular durante as aulas! Produtividade pra ambas as partes!” Disse.

O objeto teve a sua primeira participação efetiva em sala de aula nesta quinta-feira, 03, porém, ele já havia sendo estudado há 15 dias. “A caixinha está na mira dos alunos há uns 15 dias desde que “conversei” sobre ela, ainda está em construção, mas hoje foi quando ela efetivamente participou da aula!”

A professora encerra dizendo que o núcleo gestor gostou da ideia e que se todos os professores aderirem a ação, a situação dos alunos mudariam. “Até o momento, eu e o núcleo gestor estamos apostando nessa ideia pra diminuir o uso de celulares durante a aula de matemática! Vamos ver se outros professores vão querer aderir!Bom seria se toda escola aderisse! Seria muito melhor pra os alunos se acostumarem!”.