Várzea Alegre

Conselho de Políticas Culturais é instituído e Bruno Siebra é nomeado presidente

Foi instituído nesta terça-feira, 04, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Várzea Alegre e o músico Bruno Siebra foi nomeado presidente. A reunião que ocorreu de forma virtual empossou os membros que colocaram os nomes em votação para a composição da presidência.

A composição é a seguinte: 

  • Bruno Siebra – Presidente
  • Antônia Oliveira – Vice
  • Vitória Graziely – Primeira secretária
  • Joeliton Araújo – Segundo secretário

O Conselho faz parte das leis legais do município, que convocou as pessoas para uma reunião, e da Lei 982/2017 (que institui o Sistema Municipal de Cultura) e a Lei 1.147/2020, que altera o inciso II do artigo 40, da Lei 982/2017 e vai atuar observando e promovendo ações de cultura no município de Várzea Alegre, inclusive acompanhando as ações da secretaria.

Perguntado como se sente em estar à frente do recém conselho, Bruno Siebra disse que é de muita alegria. “O sentimento é de muita alegria porque mostra que a postura da gente na cultura local é de certa forma reconhecida”, disse.

Nós perguntamos também Bruno Siebra, quanto aos projetos futuros na direção. “Além das funções do conselho nós vamos implantar uma política de divulgação da cultura local – de verdade, abrangendo todos os segmentos e ideais”, disse.

Inicialmente o Conselho é composto de 32 membros, entre titulares e suplentes, e conforme a Lei, parte dessa composição é feita por pessoas ligadas ao poder público (representação da secretaria e gabinete) e a outra metade é a representação dos segmentos culturais da sociedade civil(literatura, teatro  e etc.). As pessoas que fazem parte do conselho pelas áreas culturais não podem ter cargo de confiança na prefeitura.