Várzea Alegre

CREAS implanta a campanha ‘Sinal Vermelho de Combate à Violência Doméstica’

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS Luiza Caldas, implantou nesta quinta-feira, 06, a campanha ‘Sinal Vermelho de Combate à Violência Doméstica’.

A campanha que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, e da Associação dos Magistrados Brasileiros, tem como objetivo principal, dar suporte à mulheres vítimas de violência doméstica, que em detrimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, ficaram em isolamento domiciliar com seus agressores, e assim, impossibilitadas de denunciá-los.

O CREAS Luíza Caldas conta com a parceria do poder Judiciário da comarca local, polícia civil, e polícia militar, além das farmácias Feitosa, Amiga e Nossa Senhora Aparecida, para em rede, promoverem a implementação da campanha Sinal Vermelho.

A ação da campanha idealiza, que a mulher vítima de violência se dirija até a farmácia e mostre um X na palma da mão, para que o atendente, de forma segura e sigilosa acione as autoridades policiais através do 190, e a partir disso, as medidas cabíveis sejam tomadas.

O momento foi realizado, com adoção de todas as medidas de proteção e distanciamento estabelecidas pelas autoridades de saúde, e teve como finalidade, capacitar os segmentos envolvidos na rede de proteção e defesa disponíveis no município de Várzea Alegre.

Casos de Violência

Em relação aos números de ocorrências de violência doméstica na cidade, segundo informou o delegado de polícia civil, Dr. Daniel Macêdo Leite, ao CREAS, até o mês de julho, foram registrados 22 casos de violência doméstica na delegacia municipal, e 13 na delegacia regional de Iguatu (que é referência quando a delegacia municipal não está em expediente). No total, foram 35 casos de violência doméstica no município.